Quem Sou
Daniel Gabarra, Socionomista.
É incomum ver um psicólogo se definir enquanto Socionomista, mesmo entre os Psicodramatista, onde o termo tem origem.
Então, por que Socionomista?
Cada vez mais a vida contemporânea nos apresenta desafios e estressores, portanto, precisamos desenvolver habilidades para manter nosso bem-estar e qualidade de vida. Essas habilidades surgem essencialmente na inter-relação do ser humano com as pessoas, ambiente e consigo mesmo. A relação é a base da humanidade. O mundo externo interfere e influencia nossas ações e sentimos tanto quanto nós podemos influenciar o mundo e as pessoas a nossa volta. O olhar para o sujeito em seu mundo interno e pessoal é potencializado por essa perspectiva. Assim, auxiliar o sujeito é também intervir na forma como ele pode se reorganizar ao ser afetado pelo meio e em como ele pode afetar as pessoas a sua volta.
Assista a essa entrevista onde conto um pouco da minha história profissional até o momento.
Assim, em meu trabalho, o Psicodrama ou a Socionomia entram como o eixo condutor, a teoria que me permite ver o ser humano de uma forma integrada e integral.
O EMDR e o Brainspotting entram como fantásticas ferramentas e modelos. Eles descongelam traumas, crenças limitantes e repostas automáticas que nos desagradam, mas que temos muita dificuldade em alterar no nosso comportamento. Eles auxiliam na reintegração razão/emoção/corpo. Esse processo é especialmente potente em traumas agudos e dor crônica. Traumas crônicos e quadros dissociativos, assim como depressão, ansiedade e pânico, também tem um ganho de tempo e qualidade de resposta ao tratamento.
Vale ressaltar que apesar de se trabalhar a ressignificação do passado, o objetivo primordial é “colocar” o afeto desses eventos no passado possibilitando o aprendizado no presente para uma atuação mais satisfatória no futuro.
Somado a esses recursos, ainda me utilizo da PNL como um conjunto de técnicas e recursos para melhorar as relações, lidar com problemas ou ainda potencializar nossas habilidades.
Essa costura de perspectivas possibilita desenvolver um melhor resultado em um menor tempo, de acordo com o objetivo de cada pessoa, casal, família, grupo, instituição ou empresa.