Divulgando um Lindo Trabalho
AJUDA HUMANITÁRIA PSICOLÓGICA: PREVENÇÃO DE TRAUMAS DE VÍTIMAS DA CATÁSTROFE DE NITERÓI 2010
Uma equipe de vinte psicólogos treinados
A iniciativa é fruto de parceiros entre as propostas técnicas e cientificas da F&Z Assessoria e Desenvolvimento em Educação e Saúde de São Paulo e toda a organização logística do Rotary Internacional de: Butantã, São Paulo; Alphaville, São Paulo; República, São Paulo e de Penha de Santa Catarina.
Este PROGRAMA DE AJUDA HUMANITÁRIA PSICOLÓGICA às vitimas de catástrofes, tem recebido parcerias da FIESC, do SESI e da FAB, além das Secretarias de Saúde de Guaraciaba, de Blumenau, de Ilhota e Gaspar
Na catástrofe de Niterói ocorrida em 2010, as Secretarias de Saúde, junto à Defesa Civil, tomaram as providencias necessárias com os primeiros socorros, atendimentos e encaminhamentos desta situação de calamidade pública. Todavia, há seqüelas aparentemente invisíveis, que podem se sobrepor ao tempo, às novas moradias e reorganizações sociais, que são as marcas dos traumas que este tipo de catástrofe pode gerar, e que terão, neste Programa de Ajuda Humanitária Psicológica, uma prevenção primária para o que se denomina de Transtornos de Estresses Pós-Traumáticos – TEPT. Depois de quatro meses a até quatro anos, podem surgir sintomas de TEPT em crianças, adolescentes, adultos e idosos; traduzidos em dificuldades de aprendizagem e concentração; problemas nas áreas do sono e da alimentação; quadros de pânico e de depressão; uso abusivo de álcool e de drogas; atitudes de perda de fé e esperança na vida, idéias e tentativas de suicídio entre outros quadros psicológicos e psiquiátricos.
O Programa de Ajuda Humanitária, coordenado pela Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri no que tange ao corpo científico, e pelo Sr. Reinaldo Franco, pela Srª rotariana Dulce Fiedler, a psicóloga Lilian Tostes do Delphos do Rio de Janeiro, Cristiana Weber da Associação de Terapia Familiar ao Rio de Janeiro e Dr. Jairo Werner da Universidade Federal Fluminense no corpo de logística; tem em seu grupo profissional, psicólogos, médicos e especialistas, mestres, doutores e pós-doutores, com formação
Haverá psicoeducação, com folhetos de primeiros socorros emocionais distribuídos na mídia, em escolas, no CRAS de Niterói.
Dia 2/05/10, das 14 às 16h, acontecerá o SOCIODRAMA CONSTRUTIVISTA DAS VOZES DAS VÍTIMAS DE NITERÓI, uma vivência psicoeducativa com palestras, aberta à comunidade em geral. Será na UFF de Niterói.