fbpx

Já parou para refletir se a sua própria vida ganha os caminhos que você realmente quer? Será que você é protagonista na sua própria vida, nas suas escolhas, desejos e pensamentos? 

Essa prática não tem nada a ver com arrogância, mas sim com amor-próprio e autocuidado! Afinal, quando decidimos nos colocar à frente de nossas próprias escolhas, tudo pode ganhar um novo significado. 

Porque devemos nos priorizar? 

Quando nos cuidamos e nos priorizamos, a nossa confiança aumenta, assim como a autoestima. Dessa forma, passamos a nos conhecer melhor, temos mais convicção com as nossas decisões e, claro, tudo isso também chega às pessoas ao nosso redor. 

Nos colocar em primeiro plano nas nossas vidas não é se sentir superior aos outros, mas sim entender que cada um tem a sua própria caminhada e a melhor pessoa para tomar a frente dessa caminhada é o próprio caminhante.

Afinal, para fazermos bem ao outro, primeiro precisamos fazer bem a nós mesmos(as). Não adianta querermos colocar as demais pessoas à frente, como primeira prioridade, se não estivermos de bem com quem somos.  

Claro, sempre queremos o melhor de quem gostamos. Mas para oferecermos o nosso melhor, primeiro devemos de fato sermos os melhores para nós mesmos.

Construindo o amor-próprio 

Com um nome autodidata, o amor-próprio é a ação de amar-se a si mesmo, respeitando seus limites, qualidades, defeitos e tudo mais que rege seu pensamento e comportamento.

Esse sentimento está associado à autoestima, e pode até refletir na sua beleza exterior, vestimentas e etc., mas vai muito além.

O amor-próprio é adquirido independentemente de aparência, status sociais ou poder aquisitivo e financeiro.

Ele tem muito mais a ver com o modo como nos sentimos internamente em relação a nós mesmos e com a maneira como vemos e nos posicionamos perante às outras pessoas e circunstâncias.

E para alcançá-lo em sua plenitude, é fundamental nos priorizarmos em nossa vida. Colocar nossos desejos, resoluções de conflitos, vida social, amorosa, familiar, etc. em primeiro lugar.

O poder da autoestima 

Uma forma de explicar a autoestima é pensar ela com a opinião, positiva ou negativa, que cada um tem e faz de si mesmo.

Mas, apesar de ser algo de nós sobre nós, ela muitas vezes é construída a partir das experiências pessoais, das emoções, crenças, comportamentos, autoimagem e da imagem que os outros têm sobre a gente.

Claro, quando estamos de bem com ela, temos mais confiança e tranquilidade para lidar com as mais diversas situações da vida. 

Dessa forma, os dias passam a ganhar novos significados, ficando mais prazerosos, e até as dificuldades começam a ganhar soluções mais simples. 

Assim, com a autoestima, passamos a tomar o controle de nossas vidas, deixando de ser mero personagem na história das outras pessoas. 

Seja protagonista da sua própria história! 

Então, depois de ver aqui o quanto é positivo se priorizar, que tal passar a ser o protagonista da sua história e não o coadjuvante de outras vidas? 

Pegue agora mesmo o seu roteiro e o escreva como quiser! Não busque ser coadjuvante na vida de outras pessoas. Seja você a peça principal da sua história. 

Que tal conhecer mais sobre saúde e bem-estar psicológico? Então clique aqui agora mesmo, saiba mais sobre tudo isso e fique mais perto de alcançar o autocuidado, confiança e amor-próprio que você busca. Você pode ser o protagonista da sua própria vida!