fbpx

Com a chegada do mês de setembro, surge com mais ênfase o debate acerca do bem-estar mental e da qualidade de vida das pessoas, inclusive quando se fala em saúde mental no trabalho.  

Essa é uma questão importante e que, nos últimos anos, começou a vir acompanhada da saúde psicológica na vida profissional. Afinal, a cada dia é mais perceptível que para produzir bem e ter mais saúde é necessário não apenas trabalhar. 

Alerta para a Síndrome do Burnout

Um grande sinal dessa questão está associado ao aumento significativo de casos da Síndrome do Burnout que, basicamente, se dá a partir do esgotamento físico e mental ligado ao excesso ou condições ruins de trabalho. 

Esse é um distúrbio caracterizado pelo estado de tensão emocional, estresse e exaustão mútua física e psicológica da pessoa, o que tem sido cada vez mais frequente nos ambientes corporativos de grande pressão, competitividade, responsabilidade, demanda e entrega.

Essas são algumas características que podem anunciar o diagnóstico da Síndrome Burnout, que possui diversos sintomas, como os listados abaixo e que, quando surgem, devem ser acompanhados por profissionais da saúde, sobretudo da psicologia

  • Cansaço excessivo, físico e mental;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Insônia;
  • Dificuldades de concentração;
  • Sentimentos de fracasso e insegurança;
  • Negatividade constante;
  • Alterações repentinas de humor;
  • Pressão alta;
  • Problemas gastrointestinais.

Atenção ao trabalho 

Ainda sobre isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta bem significativo: de acordo com pesquisas, os transtornos mentais e comportamentais estão entre as principais causas de faltas ao trabalho no mundo, precisamente em terceiro lugar.

Ou seja, essa é uma questão que tem impactado muito na vida pessoal e profissional das pessoas, nos mais variados setores e profissões.

Por isso, mais do que trabalhadores e trabalhadoras, é necessário ligar o sinal de alerta para as empresas. Elas têm papel fundamental no bem-estar de suas equipes o que, consequentemente, está ligado também à boa produtividade.

Então, se você tem uma empresa, busque promover ações reais e assertivas que visam a potencialização desses aspectos entre os funcionários. E o mesmo vale para gestores, gerentes e, claro, colaboradores. A saúde mental no trabalho é essencial pra tudo!  

Ações positivas do dia a dia 

Além das ações de promoção da saúde promovidas pelas empresas, existem algumas práticas que todos nós podemos aplicar em nosso dia a dia de trabalho. Com elas, a rotina pode ficar mais leve e a nossa saúde só tem a ganhar:

Invista também em lazer 

Nossas semanas não podem ser apenas de compromissos e trabalho. Precisamos incluir ações que nos dão prazer e descanso. Não importa que seja segunda-feira, ou qualquer outro dia, tire um período do dia para fazer o que você gosta! Isso ajudará muito a evitar o esgotamento físico e mental

Organização é tudo

Ter uma agenda organizada também é fundamental para manter a rotina no controle e não o contrário. Saber como será o seu dia e se organizar para que tudo caminhe de forma mais tranquila é a chave para se ter mais calma mesmo quando tudo parece muito corrido! 

Pedir ajuda também faz bem

Diferentemente do que muitos dizem e pensam, pedir ajuda em algumas tarefas que podem ser executadas de forma compartilhada não é sinal de fraqueza, mas sim de sabedoria. Não ser centralizador(a) pode ajudar demais a tirar o peso de tarefas complexas e longas, além de potencializar as chances de melhores resultados!   

Autoconhecimento

Se conhecer para saber realmente o que te faz bem ou não é um ponto de partida crucial para viver a vida, inclusive profissional, com bem-estar e plenitude. Passe a identificar o que tira a sua paz em casa ou no trabalho e busque ações que visam minimizá-las e até evitá-las.   

Cuidar da saúde mental 

Cuidar de si, em todos os aspectos, é indispensável! Por isso, realizar o acompanhamento da saúde psicológica só tem a agregar à vida de qualquer pessoa. É assim que podemos nos conhecer melhor, entendendo nossos limites e diminuindo as possibilidade de esgotamento de nossos relacionamentos interpessoais e pessoais. 

Curtiu esse conteúdo? Então que tal enviar o link para seus/suas colegas de trabalho e para as pessoas especiais da sua vida? Afinal, cuidar-se, inclusive com mais saúde mental no trabalho, é um dos atos mais bonitos que podemos praticar para a gente e com o próximo!