fbpx

O que você pensa sobre inteligência emocional? Uma habilidade de se manter no controle das situações e encontrar as melhores maneiras de resolver conflitos? Bom, isso pode sim ser relacionado à essa característica fortemente presente em algumas pessoas.

Na prática psicológica, essa capacidade é descrita como o reconhecimento e a avaliação de seus próprios pensamentos e sentimentos – bem como das outras pessoas – e em conseguir lidar com eles em diversas circunstâncias. Ou seja, as pessoas com essa capacitação tendem mesmo a se destacar como líderes, seja no trabalho, em casa com a família e até entre os amigos. 

Virtude buscada em grandes profissionais

Possuir inteligência emocional é fundamental para alcançarmos o melhor em nossas vidas, e quando o assunto for a carreira profissional, isso é mais essencial ainda. Tão importante quanto a sabedoria intelectual e as habilidades para a função a ser desempenhada, um profissional de destaque também é caracterizado pelo equilíbrio psicológico.

Isso vale, também, para cargos de liderança nos quais as relações interpessoais podem demandar ainda mais controle emocional para lidar com conflitos, interesses e várias outras questões do ambiente de trabalho. 

Não à toa, nos dias atuais grandes empresas prezam tanto por esse aspecto que chegam a oferecer o acompanhamento psicológico em suas instituições com o objetivo de evidenciar essa qualidade muito importante em seus funcionários. Além, é claro, de buscar isso no momento da contratação de novos membros para suas equipes.  

Relações da vida mais saudáveis

Claro, ter inteligência emocional vai muito além de conseguir mais sucesso profissional. Isso tem a ver com a melhoria das suas relações sociais e pessoais, seja com a família ou com os amigos, e até mesmo em relacionamentos amorosos. 

Afinal, quando você consegue se compreender melhor, consequentemente desenvolve a habilidade de aceitar e entender as outras pessoas, suas próprias fraquezas, qualidades e quase tudo aquilo que possa envolver o convívio social, independentemente do grau de proximidade com os indivíduos.

Com ter mais inteligência emocional?     

Algumas pessoas possuem essa característica em sua essência, como se fosse um dom atribuído à ela, e, com o passar do tempo, aperfeiçoado. Já outros seres tendem a desenvolver essa proeza com suas próprias experiências e vivências, assim como tem muita gente que trabalha em si mesmo para alcançar essa habilidade.    

O que pode ser complexo e demanda dedicação, autoconhecimento, empatia, bastante senso social e muitas outras características que podem ser alcançadas, desenvolvidas e aperfeiçoadas com o acompanhamento psicológico.    

Fato é que com a inteligência emocional você tem muito a ganhar, é um fator que tem o poder de ressignificar muita coisa no seu dia a dia e proporcionar sua caminhada para uma vida com relações muito mais saudáveis.     

Claro, você pode e deve ter ajuda para alcançar tudo isso. Estou à disposição para te acompanhar nessa jornada. Acesse para conhecer mais e, quem sabe, agendar até uma conversa online: https://bit.ly/2Fmccto.