Com o início de um novo ano letivo, muitos questionamentos surgem. Entre eles, estão as questões que envolvem o ambiente escolar e seu impacto na saúde psicológica dos alunos e alunas.
Afinal, esse é um debate muito necessário para a construção de uma escola ainda mais ampla e voltada ao desenvolvimento de crianças, jovens e adultos.
Você já se perguntou o quanto a vida escolar pode impactar na saúde mental das pessoas?
Obviamente, o período letivo é parte fundamental da construção social e individual de todos nós, que vai desde o aprendizado didático às experiências inter-relacionais.
Escola e bem-estar mental
Então, por conta disso, ter um acompanhamento da saúde psicológica relacionado ao ambiente escolar é essencial.
Dessa forma, situações de bullying; conflito entre alunos e com professores; questões que atrapalham o processo de aprendizagem e outros transtornos como depressão e ansiedade, poderiam ser minimizados com o apoio psicológico permanente nas instituições.
Como mães, pais e responsáveis podem ajudar?
Do mesmo modo, além dos profissionais da educação e da psicologia, os familiares também têm papel essencial nesta questão.
Então, pode partir dos responsáveis pelos jovens e crianças a iniciativa de potencializar o cuidado e preservação do bem-estar psicológico.
Inclusive junto às escolas que, em alguns municípios, já possuem esses profissionais em atividades nas instituições públicas.
Todo mundo só tem a ganhar
Dessa forma, fato é que todo mundo só tem a ganhar com a realização do acompanhamento profissional nas escolas.
Afinal, quando estamos nos sentindo bem com quem somos, independentemente da idade, temos mais oportunidades de desenvolver novas habilidades, mais facilidade para aprender e conviver com outras pessoas.
Todavia, mesmo nos locais em que ainda não exista esse cuidado diretamente nas escolas, é possível encontrar profissionais capacitados para realizar o acompanhamento da saúde psicológica das crianças, jovens e adultos.
Conheça mais sobre o cuidado psicológico
Se interessou? Para descobrir mais sobre saúde e bem-estar psicológico, basta clicar aqui para ser direcionado(a) aos outros conteúdos do meu blog, você vai conhecer muita coisa legal.
Aproveite, também, para conhecer a minha área de atuação, acessando aqui.
Diante disso, lembre-se sempre: não importa a idade, cuidar-se por completo é mais que um direito, é a chave para potencializar nós mesmos em busca de muito mais qualidade de vida.