fbpx

Um dia desses, vi a seguinte mensagem no Twitter de um colega: “@danilocollado: RT @mbelico: concordo com a carol: deviam colocar fluoxetina na água, igual tem flúor.”
Fiquei pensando muito a respeito e tentando entender que tipo de idéia ou mensagem é passada com esse tipo de fala. Na verdade lembrei da necessidade de respostas rápidas e sem esforço que a maioria de nós busca a cada dia como forma de resolver magicamente os problemas. Isso me faz lembrar de uma fala, antagonista a essa idéia, do Eugênio Vilaça: “Problemas Complexos exigem soluções complexas”.
Se os problemas ou dores que nos afligem são difíceis, por que alimentamos a ilusão de que uma simples pílula vai ser a tábua de salvação?
Não quero dizer com isso que a medicação não é importante, muito pelo contrário. Existem casos em que a medicação é fundamental e outros nos quais ela é um ótimo adjuvante. O problema é quando encaramos o remédio como único e milagroso meio de melhorarmos.
Não deposite sua felicidade em um remédio, tome-as pelas mãos e a construa com o apoio da medicação ou de qualquer outro recurso terapêutico.