fbpx

Embora a mitologia possa parecer um campo de estudo uniformemente observado por seus estudiosos, há muitas diferenças entre as interpretações dos mitos, assim como vários estudiosos apresentam distintas definições para o termo em si. Além de distintas visões a respeito dos mitos, mesmo quando se trata de mitos ligados ao feminino ocorrem interpretações diversas, o que demonstra o quanto essa mitologia é rica e está por ser explorada. Este curso trata desde os elementos fundamentais associados ao feminino nas diversas mitologias até alguns mitos específicos, tais como Ishtar, Ísis e algumas deusas olímpicas. Por isso, trata-se de um estudo de mitologia comparada, que se faz tanto por visões singulares de diversos estudiosos quanto por meio de temas específicos e suas correspondências. Essencialmente, os mitos femininos são considerados por si sós, não são abordados como um contraponto do masculino, ainda que alguns mitos masculinos tenham que ser citados. Regularmente, as correspondências psicológicas dos mitos serão exploradas.

Público alvo:
Psicólogos, artistas, escritores, estudiosos da Literatura, médicos, enfermeiros, educadores, profissionais da Saúde e das Ciências Humanas, interessados em cultura, história, questões de gênero; mulheres que queiram saber mais a respeito dos mitos ligados ao seu corpo, ao seu pensamento e ao seu comportamento, demais interessados. Idade mínima de 16 anos.

Módulo I – 5 aulas
O mito – definição e funções históricas, sociais e individuais;
A mulher como categoria mitológica;
Pré-história, água, a uroboros, serpente;
Terra, gruta, grande-mãe;
O poder sobre a natureza – água, terra, lua (fertilidade e menstruação);
A mãe, a prostituta e a virgem; v A bruxa, a deusa da guerra, a louca, a morte; v O corpo feminino e as ninfas – sexualidade, sedução e angústia; v As deusas olímpicas; v Maria; v As Cantigas de Santa Maria; v Mitos da Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

Datas: 26/09; 3, 10, 17 e 24 /10 Horário: 19h15 às 21h45



Módulo II – 5 aulas
Árvores, flores e deusas;
A deusa dos grãos;
Acasalamento dos deuses;
As deusas tríplices;
A noite;
O véu;
Demônios femininos;
Mitologia celta: deusas da guerra, deusas das águas e deusas dos animais;
A simbologia das cores nos ícones de Maria.

Datas: a confirmar.

Contato e Informações: bmcastro.bh@terra.com.br  

Professor:
Bernardo Monteiro de Castro, Psicólogo Clínico, mestre e doutor em Letras, com um pós-doutorado em Literatura e outro em Psicologia, ambos na University of Cincinnati, EUA; autor do livro As Cantigas de Santa Maria: um estilo gótico na lírica ibérica medieval (publicado no Brasil e nos EUA), além de artigos científicos e capítulos de livros, com várias apresentações de trabalhos científicos no Brasil e no exterior (EUA, Canadá, Argentina, Venezuela, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Suécia, entre outros).