fbpx

 
 
A ética do ato analítico – os semblantes do analista
 
                Ao inventar a psicanálise como prática que acolhe o patológico como manifestação do inconsciente, Freud propõe uma nova ética que rege os atos do analista. O analista não responde lá onde o médico receita; ele não propõe nada que faça calar o sintoma – pelo contrário, ele o faz falar. À pergunta “O que devo tomar doutor?” o analista responde “Tome coragem para falar: do que não sabe, do que deseja e não quer e das suas agruras com seus outros.”  A comparação de Freud do analista com o médico é com a frieza do cirurgião – que corta com o bisturi de seu ato. Freud deixou as bases de uma nova  ética que rege essa posição até então inédita em que o tratador inverte o tratamento a ser executado  para o lado do tratado, fazendo o analisante ser o analista de si mesmo. Mas para isso ele precisa dirigir o tratamento, pois a tendência do tratado é conduzir as respostas do analista para fazer-se amar.
 
              A partir das bases freudianas, Lacan desenvolve a arquitetura dessa ética edificando um lugar conceitual para o analista que longe de responder como Outro, como pessoa ou como quem sabe, deve responder de uma posição não convencional de semblante de objeto a. É só a partir daí que qualquer coisa que diga ou faça tem a característica de uma “resposta” à altura dessa nova ética. É desse lugar que o psicanalista é convidado a responder, seja na clínica com seus atos e interpretações, seja na cultura com suas intervenções. É a ética do desejo e do bem dizer que rege os semblantes do analista.
 
Este seminário visa a preparação para o VII Encontro Internacional da IF-EPFCL, “O que responde o analista? – Clínica e ética” que se realizará no Rio em julho de 2012.
 
 
Promoção: Associação Mineira de Psiquiatria
Apoio:  Residência de Psiquiatria do IPSEMG e Campo Lacaniano de Belo Horizonte
Datas: 31/3; 28/4; 26/5 e 23/6.
Horário: 9: 30 h
Local: Centro de Estudos do IPSEMG
 
Inscrição:
Valor: R$ 300, 00 por semestre.
Para alunos do Curso de Fundamentos da Psicanálise e membros do Campo Lacaniano e sócios quites AMP  50% de desconto)
 
As inscrições devem ser feitas antecipadamente em:
 
Campo Lacaniano de BH   
Rua dos Aimorés, 462, sala 510, Funcionários telefone: 3287-7779 (Flávia)
 
 
Número de vagas limitado