fbpx

Público alvo: psicólogos e estudantes de psicologia.

Objetivo geral: Discutir a prática do psicólogo hospitalar, a partir de uma visão crítica e ampla de sua atuação, sustentada teórica e eticamente, com base também nas normatizações da área e princípios do SUS.

 Organizadoras: Liliane Cristina Santos CRP 04/22489 – Psicóloga e preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Odilon Behrens (HOB), especialista em Clínica Psicanalítica nas Instituições de Saúde pela PUC Minas, especialista em Psicologia Clínica pelo CFP.

Nicole Corte Lagazzi CRP 04/35718 – Psicóloga residente do Hospital Odilon Behrens.

Carga horária: 40 horas        Horário: às terças, das 19:00 às 21:00 

Duração: 5 meses, com início em 07 de agosto e término em 11 de dezembro de 2012

Local: Clínica Espaço Aberto, Rua Aimorés, 1123, Funcionários, BH-MG

Investimento: Inscrições R$ 40,00/ Mensalidade de R$ 180,00 ou 10% de desconto à vista

Inscrições e informações: cursopsicologiahospitalarbh@gmail.com

91314270 (Liliane) ou 92068828 (Nicole)

www.facebook.com/events/161627070636029/

Matriz Curricular
·        Psicologia Hospitalar e normatizações: código de ética, portarias e resoluções do (MS e CFP) que contemplam o psicólogo hospitalar; elaboração de documentos, registro em prontuário.

·        O psicólogo na Saúde Publica: princípios do SUS, humanização, trabalho interdisciplinar.

·        O sujeito e a busca pelo hospital: de que sofrimento se trata ou o que podemos escutar?

·        Psicossomática: o sujeito, sua relação com o corpo e o adoecer.

·        O psicólogo no hospital: intervenções possíveis.

·        A prática do psicólogo no serviço de urgência: a questão do diagnóstico, principais patologias e demandas, urgência subjetiva, atuação junto à equipe.

·        Clínica médica, reabilitação, saúde do idoso e prática do psicólogo.

·        História e política de atenção em saúde mental, o atendimento em rede e a assistência ao portador de sofrimento mental no hospital geral; contribuição do psicólogo.

·        A prática do psicólogo no CTI adulto: atuação com paciente, família e equipe de saúde.

·        Cuidados paliativos. Morte e equipe de saúde.

·        Abordagem ao paciente portador de doença crônica.

·        Saúde da Mulher: aspectos psicológicos e sociais da gravidez, parto e puerpério; assistência perinatal, pós parto e o trabalho do psicólogo; violência contra a mulher e a criança.

·        Assistência neonatal e psicologia: vivência da família diante da hospitalização, prematuridade, malformação, síndrome e morte do bebê; atuação do psicólogo com a família e equipe.

·        Saúde da criança e psicologia: o adoecer da criança e a família; atuação do psicólogo com a criança, a família e a equipe.

·        Oficinas de grupo no contexto hospitalar.

·        Apresentação de trabalhos.
   

Ministrantes:

·        Arlêta Maria Serra Carvalho CRP 04/28329, Mestre em Psicologia pela UFMG, psicóloga e preceptora do HOB, psicóloga do Hospital da Baleia.

·        Carla Vieira Gomes Chaves CRP 04/21816, Mestranda em Psicologia pela UFMG, Especialista em Psicologia Hospitalar pela PUC MG, psicóloga e preceptora do HOB, psicóloga do Ambulatório de Saúde Mental de Nova Lima.

·        Eliara Thomaz Froes CRP04/8555, Mestranda no Programa Saúde da Mulher da Faculdade de Medicina da UFMG, psicóloga e preceptora do HOB, docente no Curso de Pós Graduação da PUC Minas PREPES.

·        Eder Luiz Nogueira – CRP 04/26731, Mestre em Psicologia pela UFMG, preceptor, docente e tutor de campo da residência do HOB, coordenador do Projeto “Posso Ajudar?” e do Estágio Multiprofissional da Gerência de Ensino e Pesquisa do HOB, psicólogo da Rede de Atenção às Urgências da Secretaria Municipal de Saúde.

·        Flávia Santos Beaumord CRP 04/12180, Especialista em Psicologia Hospitalar e Psicologia Humanista, psicóloga e preceptora do HOB, vice presidente da AMPAPEB (Associação Mineira dos Parentes, Amigos e Portadores de Epidermólise Bolhosa).

·        Henri Kaufmaner – Psiquiatra, psicanalista, supervisor da equipe de psicólogos do HOB.

·        Jaider Souza Lima – CRP 04/25937 – Psicólogo Orientador Fiscal do CRP MG.

·        Liliane Cristina Santos CRP 04/22489 – Especialista em Clínica Psicanalítica nas Instituições de Saúde pela PUC MG, especialista em Psicologia Clínica pelo CFP, psicóloga e preceptora do HOB.

·        Nele Gonçalves Durão CRP 04/16911 – Psicóloga, especialista em Psicologia Hospitalar pelo Centro Universitário FUMEC, mestranda em Psicanálise pela Universidad John Kennedy, Buenos Aires, Argentina.

·        Raquel Paiva CRP 04/11915 – Especialista em Psicopedagogia Clínica pela UEMG, psicóloga e preceptora do HOB, analista de ensino e pesquisa da Escola de Saúde Pública- MG.

·        Sacha Pontes de Albuquerque CRP 04/ 23292, Psicólogo e preceptor do HOB.

·        Tatiana D. Corrêa Linhares CRP 04/ 23968, Especialista em Psicomotricidade pelo Prominas-Finom (MG) e Saúde Materno-Infantil (Ênfase na Saúde Pública) pelo Ministério da Saúde/ HOB. Psicóloga e preceptora do HOB, redatora de cursos on-line da WOLI Consultoria e Treinamentos.