fbpx

Você já ouviu falar da Programação Neuro Linguística, também conhecida como PNL? É uma metodologia de investigação e mudança do comportamento usada há quase 50 anos e, além muito útil na psicologia, abrange diversas outras áreas. Por isso, é muito utilizada por profissionais que buscam o aperfeiçoamento de performances específicas.

Como começou

Ela foi desenvolvida nos anos 70, na Califórnia, por Richard Bandler, estudante de psicologia e John Grinder, professor de linguística. O primeiro passo da dupla para o desenvolvimento deste método foi o de observar e modelar terapeutas importantes da época. Assim, eles identificavam os padrões que eram utilizados para a assertividade dos tratamentos oferecidos por esses profissionais.

Grinder e Bandler modelaram a linguagem corporal e verbal destes terapeutas, assim, desenvolveram novas técnicas que poderiam ser aplicadas por eles mesmos em seus próprios atendimentos. A partir disso, foi possível observar linguagens, comportamentos e padrões internos relacionados à crenças e ideologias que eram utilizados por essas pessoas e que influenciavam na realização de suas atividades.

O que é na prática?

Agora que você conheceu a história da Programação Neuro Linguística, nós vamos te contar para o que ela serve, na prática. A PNL é uma metodologia de mapeamento do processo mental que viabiliza o nosso entendimento e conhecimento sobre o próprio aspecto interno e, consequentemente, nos permite potencializar ou desenvolver habilidades desejadas que, antes, eram de difícil execução.

É um método que nos auxilia na identificação dos nossos respectivos modelos mentais, onde podemos entender e, em alguns casos, criar um novo significado para nossas próprias estruturas psicológicas.

De um jeito mais claro, é desta forma que conseguimos entender, por exemplo, o motivo de não conseguirmos dar palestras. Desta identificação, é possível criar a solução para mudanças de comportamentos e, a partir disto, potencializar a nossa fala em público. Este é só um exemplo da força deste método, que ainda pode auxiliar a:

  • Criar relacionamentos mais saudáveis e aprender a lidar com eles;
  • Desenvolver mais empatia com as pessoas;
  • Resolver conflitos de forma pacífica e assertiva;
  • Potencializar habilidades, por exemplo, a de liderança;
  • Superar fobias e traumas;
  • Possibilitar a mudança de hábitos e diminuir vícios.

Como ela é usada e qual a sua funcionalidade

Para melhorar qualquer performance do nosso corpo, é essencial conhecer mais sobre nós mesmos. E, quando sabemos mais sobre quem somos, podemos potencializar o que queremos do nosso próprio corpo e comportamento.

Sendo assim, a PNL pode ser utilizada de forma prática. Ela tem relação direta com o nosso âmbito pessoal e profissional, podendo ser utilizada para aprimorar as escolhas e atitudes para que, dessa forma, fiquem de acordo com o comportamento que queremos ter em nossas vidas.

De forma mais clara, com a Programação Neuro Linguística é possível ensinar uma pessoa a gerenciar suas emoções, interpretações e pensamentos, transformando-a em um ser que é líder de si mesmo e de suas próprias atitudes. Assim, a PNL atua no desenvolvimento de soluções que são relacionadas ao alcance de nossas próprias metas, objetivos e performance.

E aí, curtiu conhecer mais sobre este método incrível? Então, continue ligado em nossas redes sociais e no nosso blog. Vamos sempre te contar tudo sobre metodologias como a PNL e tudo mais sobre tratamentos e soluções psicológicas. Combinado?