Qual é o seu equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional? Você sabe quantas horas são usadas para desempenhar suas atividades de trabalho e quantas são para seu descanso e diversão? Se não, saiba que é importante ter essa organização, ela faz bem para nossa saúde física e, ainda mais, para o nosso bem-estar mental.

Por mais que pareça impossível nos dias atuais, precisamos ter a convicção de que, além de merecermos, precisamos ter uma vida ativa fora do aspecto profissional. Não podemos nos resumir em ir ao trabalho, não ter hora para encerrar e ir para casa dormir para no outro dia recomeçar tudo de novo.

Isso torna a rotina exaustiva, exaurindo nosso corpo e nossa mente, criando uma relação negativa com os acontecimentos que se tornam comuns e podendo até, em alguns casos, comprometer a forma como nos relacionamos com os outros indivíduos ao nosso redor.

Descubra o que te faz bem 

Você já sabe o que faz bem para você? Quais atividades, hobbies, situações, momentos e pessoas? Não importa como ou com quem seja, sinta o que te faz bem e os acrescente ao seus dias. Isso não tem nada a ver com “perder tempo” ou se “dar ao luxo de poder”, tem a ver com o seu bem-estar e a sua felicidade.

E, além disso, seus bons momentos não podem ser relacionados à “fuga da rotina”, afinal, o que os impedem de fazer parte do seu dia a dia? Existem, de fato, empecilhos? Então saiba entender quais são suas prioridades: você prefere viver o que te faz bem ou conviver com a ideia de que você não merece ou não pode? 

Não deixe, também, os seus medos serem maiores que seus desejos. Tente entendê-los e equilibrá-los junto aos seus anseios. A causa dos medos podem ser variadas e as consequências também, compreendê-los, entretanto, é a solução mais assertiva para que eles não se transformem em “travas” e empecilhos que possam ser evitados.     

Por isso, a rotina não pode se dispor apenas de horas trabalhadas, trânsitos, filas e outras ações que se tornaram comuns no dia a dia do século XXI. Acrescente o que te faz bem a ela.

Mais lazer = Maior produtividade no trabalho  

Claro, a vida também não pode ser feita exclusivamente de momentos de lazer, é importante mantermos uma boa relação profissional, e isso é muito saudável. Sentir prazer nas funções desempenhadas é fundamental para que o nosso trabalho se torne menos exaustivo, mas nem sempre conseguimos fazer o que desejamos profissionalmente. Por isso, existem algumas táticas que são bem assertivas para quem ainda não encontrou a “profissão tão sonhada”. 

O ambiente de trabalho diz muito sobre como os nossos dias poderão ser. Leve um pouco do seu aspecto pessoal para seu escritório, sala ou consultório. Pode ser um quadro ou qualquer objeto que lhe remeta às energias positivas e boas lembranças.

Viva os dias com mais leveza, entenda os seus colegas de trabalho, crie boas relações e fique aberto para, quem sabe, boas amizades. Essas pequenas ações são bem eficazes para que o seu trabalho possa te fazer bem.

Tudo isso, junto ao equilíbrio entre trabalho e lazer, poderá potencializar o seu rendimento profissional e melhorar sua relação com as pessoas da sua vida, além de levar mais saúde psicológica e física para os seus dias. 

Parece impossível, mas você pode alcançar tudo isso. E não precisa ser sozinho! Existem processos terapêuticos que o auxiliam nestas conexões e trilham uma busca saudável por esse objetivos. Para isso, basta acessar o link e entrar em contato para agendar uma conversa. É hora de potencializar sua qualidade de vida: www.danielgabarra.com.br.

Comentários