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Você se considera uma pessoa estressada? Qual o nível de agitação da sua rotina? Se você possui tantas atividades que nem consegue ter as respostas exatas para essas questões bem simples, talvez seja a hora de algumas coisas mudarem na sua vida

Por mais óbvio que possa parecer, o estresse é bem prejudicial à saúde física e mental das pessoas e, mesmo assim, a maior parte de quem desenvolve esse transtorno não busca tratamentos e mudanças que possam controlar e amenizar os efeitos desse estado de exaustão humana.

O que gera o estresse?

O estresse pode ser desenvolvido por pessoas de diversas esferas sociais, independentemente de sexo, religião, idade ou situação econômica. As principais relações ligadas à sua causa podem ser atribuídas à agitação da rotina, à falta de descanso, à exaustão física e, principalmente, psicológica.

Cientificamente, podemos falar, resumidamente, que chegamos ao estado de estresse quando nosso organismo passa muito tempo em agitação e alerta, ação que faz com que a liberação de adrenalina e cortisol no corpo fique elevada e, consequentemente, nos deixa com os nervos à risca, cansados, desgastados e, assim, bem estressados.      

Tem como evitá-lo?

Sim, dá pra amenizar o estresse na sua vida! Como? Pode até demorar um pouquinho, mas com pequenas mudanças dos hábitos diários dá para conseguir ter uma rotina mais leve e agradável e, dessa forma, evitar que os piques estressantes atrapalhem seus dias. Nós selecionamos as melhores dicas para você também conseguir:

  • Alimente-se de forma equilibra: acredite, comidas pesadas e muito gorduras podem atrapalhar o seu dia e, consequentemente, te estressar. Especialmente de noite, ainda mais com as que contenham cafeína, já que elas podem interferir diretamente na qualidade do seu sono.
  • Pratique atividades físicas regularmente e leve mais equilíbrio para sua vida e rotina. Um corpo mais disposto, é um corpo mais tranquilo. A atividade física estimula a produção de citocinas, tendo uma função antidepressiva. Meditações ativas, mindfulness e yoga também são ótimas opções para favorecer o equilíbrio do corpo.
  • O que te faz sorrir? Não importa se é um filme, um seriado, um show ou qualquer outra coisa. Se tem algo que provoque suas gargalhadas, o faça sempre mais presente na sua vida! 
  • Quantas horas do seu dia é dedicada ao sono? Uma das coisas mais importantes da vida é dormir, você precisa ter esse momento de REAL descanso por pelo menos 6 a 8 horas diárias.

  • O que te dá prazer? Sair com os amigos, ficar ao lado da pessoa amada, ir ao futebol, assistir os lançamentos do cinema… as opções são vastas e você merece fazer o que te deixa bem! É hora de colocar isso em prática. 
  • Fique ao lado de quem te faz realmente bem! Pode ser difícil se desprender de algumas pessoas que possam nos fazer mal, mas vai valer a pena só se rodear de gente iluminada!
  • Afaste-se do celular: ele pode te trazer muito entretenimento, mas é viciante e te faz perder coisas importantes que não estão conectadas a ele. E isso pode gerar estresse! Use-o com moderação. Crie rotinas e momentos onde você possa se desligar dele.
  • Faça acompanhamento regular da sua saúde física e mental. Estar em dia com seu bem-estar e ter conectividade entre seus aspectos físico e psicológico é essencial para você ficar de bem consigo mesmo e ter leveza na sua vida. 

Todos nós merecemos uma vida tranquila, com o equilíbrio perfeito entre trabalho, família, estudos, amigos e lazer. Dá sim para fazermos tudo com leveza e dias menos cansativos e estressantes. E já podemos começar hoje!

E se estiver desafiador colocar essas dicas em práticas, o que será que pode estar impedindo? A terapia de processamento pode te ajudar a liberar essas amarras e te permitir mudanças profundas e consistentes em em sua vida.        

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