fbpx

O ano de 2020 marcou pra sempre a história da humanidade, certamente o mundo não será o mesmo depois de tudo que vivemos nos últimos meses. E entre tantos fatos marcantes, hoje o destaque é relacionado à grandeza da luta contra o racismo ao redor do planeta. 

Movimentos antirracistas de vários países saíram às ruas e ecoaram o grito por justiça, igualdade, respeito e liberdade em todos os continentes. E, claro, tudo isso chamou a atenção de milhares de pessoas para reverem suas condutas no dia a dia.

A psicologia e o seu lugar de fala

Bem importantes, essas ações trouxeram diversas questões à tona, inclusive no que se diz respeito à saúde mental da população negra, que merece muita atenção de todos nós! Afinal, é inegável que, por muitas décadas, os cuidados com o bem-estar psicológico não tiveram a acessibilidade necessária.

E ainda nos dias atuais é importante se adequar e atentar-se à essa realidade da desigualdade racial e na forma como ela impacta no psicológico de mulheres, homens e crianças negras. Ter esse entendimento social é essencial para realização de atendimentos justos e que possam realmente proporcionar mais qualidade de vida às pessoas.

Então, o primeiro passo é sempre ligado à compreensão e, em seguida, ao entendimento de que pessoas de ciclo sociais e raciais diferentes têm anseios e sofrimentos, também, diferentes. 

Obviamente, esse tipo de entendimento não vem de um dia para o outro, assim como a prática de colocar essa compreensão além da teoria nos atendimentos. É necessário um aprendizado continuo, continuo mesmo, que não tem prazo para acabar. Assim como a quebra de conceitos já estabelecidos e que não condizem com a realidade das pessoas.  

Racismo x antirracismo 

Outro ponto importante a ser destacado em meio a esse debate é o de se levantar a bandeira antirracista, muito além de simplesmente defini-lo como algo ou atitude ruim, é importante mudar nossa visão e hábitos para, assim, porpor uma sociedade igulitária. 

Ser contra o racismo não tem, de fato, nada a ver com questão ideológica ou de vida, é um dever social de todo indivíduo, afinal, independentemente de quaisquer circunstâncias, todos merecem respeito.     

E não importa qual seja o dia – e nem precisamos esperar este simbólico 20 de novembro, é fundamental que todos e todas se unam à voz de quem luta, acima de tudo, por igualdade e respeito!

Que tal fazermos um exercício de reflexão? Reflita sobre seus pensamentos e atitudes e busque identificar quais pontos podem ser melhorados na busca por uma sociedade realmente justa e igual a todos.   

Eu, por exemplo, faço isso o tempo todo e sempre me surpreendo com padrões repetidos que merecem revisão! E nesse caminho, uma das coisas que está ao meu alcance para ajudar na construção de um mundo melhor e mais igualitário é oferecer bolsas de estudos para a população negra nos meus cursos.

Todos, de alguma forma, podem sempre fazer alguma coisa, desde pequenas atitudes às maiores, a mudança pode sim partir de nós mesmos. 😉