fbpx

Você já ouviu falar da fibromialgia? Ainda repleta de mistérios para a ciência, essa enfermidade se manifesta como fortes dores crônicas no corpo e, a cada 10 casos, 9 são em mulheres, um fator que ainda não possui clara explicação para a medicina

Diagnóstico 

Essa é justamente uma das maiores dificuldades em relação à fibromialgia, o seu próprio diagnóstico acontece em muitas ocasiões por meio de um processo de exclusão. São levados em consideração diversos sintomas e características, que de forma minuciosa são analisadas e atribuídas a diversas outras disfunções.

E quando os tratamentos para esses outros diagnósticos não surtem o devido efeito, aí vem a possibilidade da fibromialgia, disfunção que atinge, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, cerca de 3% da população brasileira, o que corresponde a aproximadamente 7 milhões de pessoas.

Existe tratamento certo?   

Essa complexidade não fica só no diagnóstico, vale também para o tratamento dessas dores no corpo, que podem ser, inclusive, variantes e mutantes. Na maioria dos casos, começa nas articulações e, posteriormente, se espalha pelo corpo, podendo até ganhar intensidade.

A primeira ação, geralmente, se dá com o uso de medicamentos analgésicos para aliviar a dor, o que não trata a causa e os sintomas. Por isso, é fundamental sempre procurar especialistas o quanto antes e não ficar “mascarando” as dores com medicamentos sem prescrição.

Psicologia 

A psicologia é uma das ferramentas para tratar a fibromialgia, já que ela tem um componente psicológico que impacta no aspecto físico. Geralmente, essas dores podem ser ocasionadas por traumas e momentos difíceis vividos há mais tempo, no passado mais longo ou próximo em sua vida. 

Isso se dá porque o nosso corpo, assim como a mente, tem memória e pode acomular essas questões que são externalizadas posteriormente. Então, é bom você se atentar a esses fatores quando as dores surgirem e no momento do diagnóstico, assim conseguindo agir e potencializar o melhor tipo de tratamento para eliminar os sinais dessa doença tanto na sua mente quanto no corpo.

É importante salientar que, além de traumas e lembranças, a fibromialgia também pode estar diretamente relacionada a outras questões, como a fadiga, ansiedade, depressão, alterações no sono, bipolaridade e outras disfunções psicológicas.  

O que fazer?

Quando o assunto for saúde, o indicado sempre é procurar os(as) especialistas indicados(as). E caso você já venha sentido essas dores constantes, saiba que a terapia pode sim ajudar. Afinal, mente e corpo precisam estar em sincronia para o melhor do seu bem-estar.        

Que conhecer mais? Então fique ligada(o) nas minhas redes sociais, aqui no meu blog e clique aqui para agendar uma conversa