fbpx

Não! Não existe essa de que pessoa x ou y precisa fazer terapia! Esse é um acompanhamento, como qualquer outro da nossa saúde, que todo mundo precisa e merece fazer.

Claro, existem alguns casos e momentos em que o tratamento com profissionais da psicologia é mais importante e necessário, mas, de uma maneira geral, todo mundo pode potencializar sua qualidade de vida com a ajuda da psicoterapia.

E por que todo mundo pode e merece frequentar as sessões com os/as profissionais? Acompanhe alguns (apenas alguns, para quadros gerais) dos motivos que farão você compreender tudo isso!

Eu de bem comigo mesmo

Você já ouviu alguém falar aquela velha frase: “eu não preciso de terapia”? Provavelmente sim, não é mesmo? Sei bem como é isso, ainda em 2021 muita gente possui essa trava quanto ao cuidado com a saúde mental, e sem motivos, já que nos dias atuais estamos bem munidos de informações que afastam qualquer mito ou tabu negativo sobre essa questão. 

Tanto, que se essa pessoa passar a fazer as sessões com o psicoterapeuta, ela não vai repetir esse tipo de argumento, afinal, um dos quesitos conquistados nesse processo é a empatia com o próximo e consigo mesmo.

Seus “autos” em dia

E já que estamos falando de estarmos bem com nós mesmo e com os demais indivíduos, nada melhor do que possuir em sintonia o seu autocontrole, autoestima, autocompaixão e autoconhecimento. 

Tudo isso pode florescer, ser alcançado, com ajuda terapêutica e, convenhamos, quando se está em harmonia com essas questões, tudo pode ficar ainda melhor, e até problemas – que às vezes realmente nem existiam – podem se transformar em coisas leves e positivas. 

Nossos sentimentos merecem respeito     

Entender o que estamos sentindo e respeitar tudo isso também pode se tornar a chave para nossas vidas! Todos sentimos muita coisa, sofremos, ficamos felizes e etc., faz parte do que é ser humano, e devemos aceitar. 

Obviamente, lidar com tudo isso não é tarefa simples, pode ser complicado e, às vezes, assustador. Mas, novamente, vem a psicoterapia! Ela pode nos ajudar a compreender melhor nossos anseios e desejos e, consequentemente, mostrar o caminho desse equilíbrio entre os polos sentimentais. 

Quero descobrir se isso tudo é verdade 

Ainda não acredita que a terapia pode proporcionar mais bem-estar a qualquer pessoa? Então que tal conversar com algum conhecido que cuida da saúde psicológica? Certamente ele ou ela dará bons panoramas de como é e quais resultados foram e podem ser alcançados com esse acompanhamento.

Para conversar com um profissional da área, basta clicar aqui e, não se esqueça: só foi falado neste texto sobre alguns dos milhares de benefícios da terapia, ou seja, se você tinha dúvidas sobre quem pode fazer e os resultado da psicoterapia, acho que agora já deu para se ter uma ideia básica.