fbpx

Primeiramente, vou te contar sobre o desenvolvido do Brainspotting, criado por David Grand, terapeuta de New York.
O Brainspotting foi descoberto após uma detalhada observação do especialista nova-iorquino que, ao analisar a movimentação ocular de uma paciente, percebeu que determinados pontos da visão despertam memórias e sensações guardadas profundamente em nosso cérebro e, até de forma inconsciente, provocavam distúrbios físicos e psicológicos.

Assim, o Brainspotting vai fazer toda a diferença nos atendimentos do seu consultório. Afinal, ele atua profundamente no cérebro humano, por isso, acessa causas até então desconhecidas aos problemas vividos pelo paciente. E se você se interessou por essa ferramenta incrível da psicologia, acompanhe mais detalhes aqui. 

Como o Brainspotting surgiu?

Como te contei, o “pai” do Brainspotting foi o estadunidense David Grand, um dos terapeutas mais renomados de New York. E foi nessa cidade estadunidense que David descobriu este método. Após os atentados às Torres Gêmeas, em 11 de setembro de 2001, diversos sobreviventes, familiares das vítimas e membros das equipes de buscas procuraram apoio psicológico para resolver e amenizar os traumas após o ocorrido.

E a partir de uma minuciosa observação da movimentação ocular de uma dessas pacientes, David percebeu que determinados pontos de sua visão estavam “despertando” e “revelando” memórias e sensações escondidas profundamente no cérebro dessa pessoa. 

Então o terapeuta começou a aprofundar essa metodologia nos atendimentos e, posteriormente, lapidar o Brainspotting para se tornar essa importante prática que é nos dias atuais para a psicologia e seus resultados. 

Brainspotting na prática 

O primeiro passo na sessão de Brainspotting é o da identificação do foco que será nossa isca para acessar as redes de memória que podem até conter histórias escondidas. Depois da etapa da identificação, se dá o processamento em si, que acontece no sistema nervoso límbico do Sistema Nervoso Central a partir da continencia terapeutica e de estímulos ao cérebro. Esta atuação é tão assertiva que existem diversos casos em que os resultados são bem ágeis e podem, inclusive, abranger problemas físicos.

Saiba mais no artigo: “BRAINSPOTTING: UMA NOVA ABORDAGEM PSICOTERÁPICA PARA O TRATAMENTO DO TRAUMA

Resultados também para o corpo?

Isso mesmo, a ação psicológica desta metodologia proporciona benefícios físicos. Suponhamos que um paciente tenha problemas em dirigir. Ele acredita que possa existir empecilhos que o atrapalha a praticar esta ação física considerada simples, mas, obviamente, algo desconhecido o impede.        

Aí entra o Brainspotting, a partir da prática deste método o profissional vai identificar e tratar os possíveis problemas que geram essa barreira. E assim, consequentemente, propor ações para que, enfim, essa questão possa ter resoluções assertivas e ágeis. Dessa forma, uma ação física antes impraticável, pode torna-se comum também para este cliente.

Outro exemplo claro é o de um tratamento clínico físico que não gera o resultado esperado. Uma pessoa que passou por um procedimento operatório no braço, por exemplo, mesmo com um trabalho intenso de fisioterapia não alcança os movimentos desejados, pode recorrer ao Brainspotting.   

O aspecto mental é observado e, como no nosso primeiro caso, as disfunções psicológicas são avaliadas profundamente e tratadas de forma adequada. E se o que impede a funcionalidade certa do braço for um problema relacionado a um bloqueio psicológico (o que costuma ser, especialmente quando a resposta médica esperada não vem), depois que for devidamente tratado as probabilidades de o resultado físico desejado ser alcançado são bem grandes.

Quero ter e aplicar esses resultados 

Com o Brainspotting pode-se encontrar com mais agilidade às respostas para os empecilhos que impedem os/as pacientes de criarem e produzirem ações mais simples ou complexas, desde um medo mais inofensivo até traumas mais profundos vividos no passado distante ou próximo, e até mesmo no presente.

Essa ferramenta pode sim oferecer um tratamento com resultados mais assertivos e ágeis para seus atendimentos! E se você deseja conhecer detalhadamente as atribuições dessa ferramenta, e até mesmo se tornar especialista nela, basta clicar aqui.