fbpx

Você conhece os malefícios da rotina agitada?

Já se sentiu muito esgotado(a), com um grande cansaço da rotina, do trabalho e compromissos em geral?

Isso pode ser sinal de uma rotina muito agitada e, consequentemente, de um estado de esgotamento físico e mental.

Afinal, quando a mente cansa, o corpo também sente e vice-versa. 

O segredo está no seu autoconhecimento, principalmente em relação aos seus limites, no estabelecimento de suas prioridades e no cuidado prestado a si mesmo(a). 

Afinal, uma rotina exaustiva, agitada, com MUITOS compromissos não faz nada bem à sua saúde, em todos os aspectos possíveis.

Estabelecendo suas prioridades 

Será mesmo que você precisa dar conta de tudo? Nos dias atuais existe até uma certa romantização do esgotamento.

Muita gente acha legal não ter tempo para si mesmo(a) e viver na agitação, sem ao menos dormir ou comer de forma adequada.

Então, como é de se imaginar, isso não é bom em nada.

Por isso, um bom pontapé para mudar essa história é começar a estabelecer suas prioridades. 

Organize sua semana: crie os períodos de descanso, lazer e cuidado próprio diariamente.

Não ache que essas atividades são luxo ou algo similar. Elas são necessárias para a manutenção da sua saúde. 

Junto a isso, pense e estabeleça o que deve ser feito e resolvido com prioridade.

E, dentro de prazos justos, vá finalizando suas tarefas, obrigações e compromissos. Prioridades, hein?! 

Síndrome de Burnout 

Desde meados do século XX, pesquisas passaram a sinalizar como a qualidade de vida de pessoas com excesso de trabalho eram prejudicadas, desencadeando problemas de saúde, inclusive psicológicos

Junto a isso, surgiu o diagnóstico da Síndrome de Burnout, que é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho das pessoas.

Essa condição também é chamada de “síndrome do esgotamento profissional” e, quando surge, afeta quase tudo em nossas vidas, muito além do trabalho. 

Ela é o fruto do acúmulo excessivo de estresse, de tensão emocional e de trabalho, características bem presentes em uma rotina agitada, e é mais comum ainda em profissionais que trabalham sob pressão constante, como nas profissões de cuidado como educadores e profissionais de saúde.

Acompanhamento terapêutico 

Por isso, dentro de tudo que foi dito aqui, o acompanhamento da saúde psicológica é fundamental. 

Com a ajuda desse/dessa profissional é possível encontrar medidas mais saudáveis, se conhecer melhor, estabelecer seus limites, prioridades e muito mais. 

Então, ao sinal de quaisquer um dos sintomas e/ou sentimentos trazidos aqui, procure um(a) profissional para mudar esse panorama e potencializar sua qualidade de vida. 

Relação empresa e funcionários

Com o passar dos anos, as empresas começaram a criar medidas para amenizar esse impacto exaustivo na vida de seus colaboradores. Entretanto, mesmo nos dias atuais, o número de pessoas com estresse e outros problemas decorrentes do trabalho excessivo ainda é alto. 

Não à toa, países da Europa já começam a colocar em prática uma jornada de trabalho reduzida, ação que além de potencializar a qualidade de vida de seus trabalhadores, tem aumentado a produtividade das empresas. 

Afinal, quando as pessoas se sentem bem, valorizadas e com bem-estar físico e mental alinhados, a probabilidade de elas renderem mais e com mais qualidade é muito maior.

E não se esqueça: sua saúde deve ser sempre a prioridade! Ela é o seu maior bem. Então, priorize-se.