fbpx

Você já conhece a educação inclusiva e a importância da psicologia neste cenário?

Com as grandes mudanças do mundo contemporâneo, o ensino precisa ser reformulado de acordo com a nova demanda da sociedade. E é neste aspecto que entra esse modelo educacional.

O que é a educação inclusiva?    

Esse é um modelo de ensino que propõe igualdade nas possibilidades de aprendizado. O objetivo é que todos os estudantes, independentemente da idade ou ciclo escolar, tenham direito à educação em um só ambiente.

A proposta da educação inclusiva é valorizar as diferenças e permitir uma convivência respeitosa e diversificada no contexto escolar. E, claro, a psicologia é essencial para essa integração com maior assertividade.

Democrática, essa alternativa de ensino pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, respeitando as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos..

A importância da psicologia

No que se refere à educação inclusiva e a importância da psicologia, podemos destacar os profissionais da saúde psicológica, que podem atuar junto a profissionais da educação para agregar ainda mais na metodologia inclusiva, tornando essa experiência mais completa e saudável, tanto para professores/professoras quanto para alunos e alunas.

Afinal, o bem-estar psicológico é essencial para diversas questões envolvendo a educação, sobretudo neste modelo inclusivo.

Quanto mais professores, professoras, alunos e alunas e todos os envolvidos no ambiente de aprendizado se sentirem bem, maiores serão as possibilidades de sucesso da proposta em questão. 

Os dias atuais exigem novas perspectivas e experiências, por isso, o aprendizado também precisa evoluir de forma democrática e inclusiva para todas as pessoas, sempre preservando o bem-estar de cada indivíduo. Concorda?

Além disso, o trabalho da psicologia no ambiente escolar pode ser caracterizado como preventivo e terapêutico.

Em relação à inclusão educacional das pessoas, ele tem um papel crucial na preparação dos profissionais envolvidos, apoio familiar e suporte à comunidade.

Profissionais, estudantes e sociedade 

Com todo esse apoio e envolvimento multidisciplinar de diversos profissionais e áreas, a educação, professores e professoras, familiares e a sociedade só têm a ganhar. 

São mais pessoas tendo acesso à educação justa, igualitária e democrática, o que impacta positivamente na vida de todos os envolvidos no presente e no futuro.

Além de incentivar o convívio social com muito mais respeito entre todos os seres e suas múltiplas diferenças. 


É muito interessante esse papel da psicologia também para um ensino ainda mais inclusivo, não é mesmo?

Para conhecer ainda mais sobre os benefícios dos cuidados com a saúde mental em todos os aspectos, acesse: danielgabarra.com.br