fbpx

Outubro chegou e, com ele, mais uma campanha muito importante para a saúde: o Outubro Rosa, que tem como foco a prevenção do câncer de mama, um dos mais comuns entre as mulheres. 

Não à toa, o mundo todo se mobiliza para alertar sobre os cuidados e a importância do autoexame, já que esse é o câncer mais incidente entre as mulheres, representando 24,2% da totalidade dos casos.  

A importância do autoexame 

Uma das formas mais assertivas de se chegar ao sucesso no combate ao câncer de mama é com a realização do autoexame e o diagnóstico precoce. Dessa forma, se é possível ter até 95% de chance de cura da doença, ou seja, quando mais cedo diagnóstica, maiores as possibilidades de recuperação.   

Quanto mais você se cuida e dá mais atenção à sua saúde, maiores são as possibilidades de se conectar com o seu melhor lado e o que de melhor o mundo e a vida podem te proporcionar.

5 passos para realização do autoexame

Antes de trazer aqui um pequeno passo a passo com dicas para o autoexame, é importante lembrar que ele não substitui o exame clínico com os especialistas, que também deve ser realizados com frequência, combinado?

  1. Levante um dos braços até a altura da cabeça e, com o outro, identifique se há achatamento, saliência ou sensação de aspereza no seio.   
  2. Atente-se também para sinais com tons fortes de vermelho e enrugamento.
  3. Observe se o tamanho, posição e forma do mamilo estão normais!
  4. Outro passo importante é o de pressionar levemente o mamilo, e assim verificar se ocorre algum sangramento ou sinal de secreção.
  5. Levemente, pressione a mama com os dedos, fazendo círculos da axila até o mamilo e observe se há presença de nódulos ou algum endurecimento.

Só no Brasil, segundo estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer), 66.280 novos casos de câncer de mama vão ser registrados neste ano, uma taxa de incidência de 43,74 por 100 mil mulheres.

Desses, mais de 8 mil ocorrerão em mulheres com menos de 40 anos, o que corresponde a 12% das ocorrências. Isso demonstra a importância de se fazer o autoexame e acompanhar sua saúde de perto com os médicos especialistas desde cedo!  

Câncer de mama em homens    

Apesar de ser bem mais raro, a doença também pode acometer os homens. Mesmo em quantidades bem menores, o corpo masculino também possui glândulas mamárias e hormônios femininos.

Por isso, cerca de 1% dos casos de câncer de mama acontecem em homens, porcentagem que, mesmo parecendo pequena, deve servir de alerta! E é justamente por ser mais raro que o diagnóstico é feito de forma tardia, ação que diminui as chances de cura e eficácia dos tratamentos. 

Então, não dê chance ao azar e, desde os primeiros sinais, cuide-se e consulte o médico especialista. 

E não importa o sexo ou a idade: priorize sempre sua saúde e seu bem-estar, é por meio dela que seus dias e objetivos podem ganhar os signfiicados que você relamentre deseja!