Você considera importante promover a saúde mental no ambiente de trabalho?
Essa ação é mais importante do que você imagina e pode gerar benefícios para o bem-estar individual, para as equipes e para a própria saúde financeira da empresa.
Por que cuidar da saúde mental das pessoas no ambiente de trabalho?
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), para cada 1 dólar investido em tratamentos para transtornos mentais por empresas aos seus funcionários, há um retorno 4 vezes maior em produtividade. Sabia dessa?
Do mesmo modo, não podemos levar em conta apenas a questão financeira, cuidar do bem-estar psicológico dos colaboradores já é visto como dever de milhares de instituições pelo mundo.
Afinal, um ambiente negativo, por exemplo, pode afetar a saúde mental dos funcionários e, consequentemente, a entrega, disposições, produção, criatividade e muitos outros aspectos.
Números que evidenciam essa questão
- Para se ter uma noção, estima-se que 264 milhões de pessoas sofrem, por exemplo, com a depressão.
- Claro, boa parte deste número muito expressivo possui trabalho fixo, ou seja, essas pessoas convivem e trabalham diariamente com essa disfunção psicológica.
- A OMS tem, ainda, um estudo assustador sobre este cenário: os transtornos mentais, em especial a depressão, já são a segunda causa de perda de dias de trabalho no mundo.
- Além disso, a falta de diagnóstico e tratamento adequado para a depressão tira US$ 1 trilhão da economia global.
- No Brasil, as perdas chegam a R$ 210 bilhões anuais.
4 dicas para promover a saúde mental no trabalho
Existem pequenas atitudes que podem fazer grande efeito para o bem-estar psicológico no trabalho. Pensando nisso, selecionei 4 ações básicas para você tentar colocar em prática:
1) Fale sobre esse assunto
Pode até parecer pouco, mas ao levar esse assunto para o ambiente de trabalho, você quebra um tabu e cria um espaço para as pessoas se sentirem mais confortáveis, inclusive para compartilhar e colocar em prática esse cuidado.
2) Interação social
Sim, nós não somos robôs, então não devemos tratar e sermos tratados como máquinas de produtividade. Isso vale inclusive para gestores: entender sobre as pessoas e promover a interação com elas é essencial para um ambiente leve e acolhedor.
3) Foque em um ambiente positivo
É difícil fazer do trabalho um local sempre agradável e com todas as pessoas se dando bem. Porém, é essencial tentar realizar ações para mantê-lo assim constantemente, desde as relações entre gestores e equipe, como os demais colaboradores entre si.
4) Terapia online e home office
O trabalho à distância não pode ser desculpa para não existir a promoção desse cuidado no ambiente profissional.
As tecnologias são nossas aliadas inclusive nessa questão, proporcionando a realização da terapia online que, como já te contei por aqui, é tão eficiente quanto as sessões presenciais.
Essas são dicas que podem ser colocadas em práticas de forma simples no dia a dia da sua empresa. E com ajuda dos profissionais da área, podem ser aperfeiçoadas dentro dos cuidados específicos que a sua equipe necessita.