fbpx

O ideal é sempre buscar um trabalho prazeroso, mas nem sempre isso é possível, ou mesmo que estejamos nos movimentando para isso, será um longo caminho. Então o que fazer para que nosso trabalho atual seja o melhor possível?

Para isso temos que pensar…
Será que conhecemos o objetivo final do nosso trabalho? Se conhecemos, será que costumamos nos lembrar dele?
Quantas vezes a rotina do dia a dia nos engole com atividades burocráticas que nos distanciam desse significado? Ficamos envolvidos com pequenos afazeres que não fazem o menor significado quando olhamos isoladamente, mas será que sabemos o quanto ele é importante para o resultado final??
Se formos para qualquer UTI de um bom hospital, por exemplo, veremos um monte de profissionais, cada um com um diferente papel. Todos estão ali para dar suporte aos cuidados médicos. Então pensamos que só o médico tem importância. Mas é claro que não é tão simples assim. Se tirarmos o fisioterapeuta, quantos pacientes poderão morrer por complicações respiratórias? Sem a enfermagem, quem vai administrar a medicação e monitorar a cada instante a evolução do paciente? E mesmo a faxineira, a quem pouca importância é dada, será que o papel dela é tão simples assim? Será que se ela não souber da importância de uma limpeza diferenciada, específica para aquele ambiente, mesmo que tudo esteja aparentemente limpo, não poderá existir um grande risco de contaminação?
Se toda a equipe, do médico à faxineira, não tiver claro o objetivo maior que é a saúde do paciente, pequenas ações podem ser negligenciadas e ocasionar risco a esse objetivo maior.
Então, qual a importância do seu trabalho para o seu objetivo final? Como você poderá estar atento a isso, se deixar o “corre, corre” engolir seus pensamentos?

(Continuarei…)