fbpx


Terremotos, enchentes, tsunamis, desabamentos, tornados… Haiti, Ilha Grande, São Paulo, ABC Paulista, Machu Picchu, Cuzco, Barueri, Angra, São Luis do Paraitinga, Guaraciaba, Santa Catarina…
Tudo bem, sei que catástrofes e pessoas traumatizadas vão garantir meu trabalho!!! Mas pera aí!!! Isso já não está ficando exagerado???
O ‘papo dos ecologistas’ sempre me chamou atenção, mesmo parecendo uma coisa distante, racionalmente era claro que o problema existia, e continua existindo. Mas como sempre o ser humano sempre acha que ‘isso não vai acontecer comigo’. Mas na verdade acontece, como sempre aconteceu!!! Desde criança, ouço notícias de desabamento em construções irregulares nas encostas dos morros, mas as favelas continuam crescendo e o pouco que se faz não conseguiu efetivamente mudar esse quadro. BH mesmo tem investido muito nisso nos últimos anos. Mas eu ainda fico me perguntando: ‘será que de fato isso terá um impacto?’, e olha que eu ainda acredito no ser humano!!!
Mas, voltando às grandes tragédias, acredito que desde a tsunami na Ásia, ficou claro para o mundo que o ‘papo dos ecologistas’ é serio e que as consequências estão chegando mais rápido do que imaginávamos. Mas Copenhague ainda parece ser o grande exemplo de que ainda queremos acreditar que ‘isso não vai acontecer comigo’.
E eu fico aqui no meu consultório, no intervalo entre uma sessão ou outra, escrevendo e pensando o que posso fazer com meu sentimento de impotência com relação a isso!!! Será que posso fazer alguma coisa? Será que escrever algumas linhas para 15 ou talvez 20 pessoas lerem é fazer alguma coisa?