fbpx

Primeiro gostaria de dizer que me sinto desconfortável de falar de um tema cujo o protagonismo não me pertence. Entretanto, também não me sinto confortável em simplesmente dar os Parabéns às Mulheres, nem tão pouco em ficar calado ao longo de todo o dia.

Eu aprendi com os homens que eu deveria comemorar o 8 de março. Mas aprendi com as Mulheres que essa é uma data que, tanto pode ser questionada, quanto comemorada. Por isso opto por ficar com a reflexão das diferentes falas e posturas que vejo nas Mulheres com que convivo.

Começo então essa reflexão lembrando que muitos se referem a essa data por solidariedade ao massacre de 125 Mulheres queimadas ao serem trancadas em uma fábrica têxtil em NY em 1911 porque lutavam por melhores condições de trabalho. E a proposta de ‘comemoração’ nasce no movimento feminista/trabalhista.
http://www.scielo.br/pdf/ref/v9n2/8643.pdf

Olhando assim, eu vejo uma data que nos demanda o reconhecimento de todo o sexismo perpetrado por uma sociedade machista às Mulheres. E especialmente o reconhecimento da carência de humildade masculina que vivemos para que de fato os diretos se tornem iguais.

Na clínica, eu lido diariamente com mulheres que tiveram sua dignidade e autoestima destruídas não só por traumas perpetrados por homens, mas por pequenos comportamentos e discursos reproduzidos em toda a sociedade. Com os quais continuo lutando diariamente comigo mesmo para parar de reproduzir.

Isso para mim é algo a comemorar!!

  • Comemorar cada pequena reprodução sexista que tomo consciência e paro de reproduzir!!
  • Comemorar cada mudança, cada retomada de protagonismo que percebo nas Mulheres com quem convivo!!
  • Cada direito garantido e respeitado no dia a dia entre as pessoas!!

São coisas a comemorar!!

Para mim, 8 de março é mais um dos dias de exercício e reconhecimento de tudo que ainda temos por melhorar nesse mundo.

Direitos Iguais! Respeito às Diferenças!

 

Gostaria de finalizar agradecendo as Mulheres que que questionaram a respeito desse texto, me ajudando a faze-lo de uma forma melhor. Ani, Larissa e Julie.