fbpx

Como anda a saúde mental da sua equipe? Esse é um aspecto que precisa de mais atenção a cada dia que passa, e se você ou a empresa onde trabalha não possui o hábito de evidenciar esse cuidado, está na hora. 

Empresas e a saúde mental de seus colaboradores 

Já está se tornando comum ver grandes empresas de todo o mundo promoverem ações de cuidados e desenvolvimento saudável do aspecto psicológico de seus funcionários. Nos dias atuais, a ideia de que bem-estar e produtividade estão atreladas vem crescendo, e cuidar da saúde de toda a equipe deixou de ser um gasto e, agora, é compreendido como um investimento muito importante. 

Consequências  

O bem-estar psicológico influencia diretamente no comportamento, disposição e produtividade dos trabalhadores, independentemente da função desempenhada ou cargo que ocupa. Dependendo das circunstâncias que envolve a pessoa, ela pode ter seu trabalho prejudicado e, consequentemente, criar travas e empecilhos profissionais, podendo impactar negativamente no próprio trabalhador e a empresa que ele representa.

Afinal, se existem (em casa, na rua ou no trabalho) gatilhos, problemas, desgastes e etc., que podem prejudicar a saúde mental das pessoas, é bem provável que essa situação prejudicará a sua harmonia e equilíbrio, prejudicando os relacionamentos sociais, desempenhos físicos e, até mesmo, intelectuais. O que não é de se assustar, já que, diferentemente das máquinas, somos movidos também pelos nossos sentimentos.

Cuidar e oferecer acesso a cuidados psicológicos 

Por isso, para o bem geral dos indivíduos, equipe e empresa, é necessário oferecer cuidados e motivar os funcionários a manterem um acompanhamento psicológico regular, potencializando os aspectos social, pessoal e, claro, profissional do seu colega de trabalho ou de quem é peça fundamental do seu negócio.

Mas, claro, para cuidar dos outros, também precisamos cuidar de nós mesmos: incentive o seu ciclo de trabalho e, simultaneamente, busque o seu próprio acompanhamento para alcançar a plenitude da sua saúde mental. É dessa forma que você e sua equipe vão, de forma saudável, em busca dos melhores resultados.    

Essa é uma ação que vem ganhando força em vários segmentos do mercado, e tem potencial para mudar um pouquinho da cultura de muitas empresas grandes, médias e pequenas. Afinal, quando o ambiente é carregado de positividade e as pessoas se sentem bem, todos só têm a crescer. 

Conheça mais sobre as formas mais assertivas de proporcionar mais equilíbrio para sua vida e das pessoas ao seu redor. Acesse o link e fique por dentro de tudo: danielgabarra.com.br. Estamos à disposição para te ajudar a ir além individualmente e, consequentemente, em grupo.