A sua vida mudou muito nas últimas semanas? Bom, é bem provável que sim, afinal, boa parte da população mundial teve sua rotina alterada por conta das medidas de prevenção e combate à Covid-19. E na psicologia, com o mercado, a formação de Brainspotting, atuação e outros aspectos ligados à profissão não são diferentes.
O trabalho de muita gente passou a ser realizado de casa, parte do comércio teve que paralisar suas atividades, escolas e universidades passaram a ministrar em plataformas online e, em alguns casos, também paralisaram as aulas. Os esportes, como o popular futebol no Brasil, tiveram a orientação de não ser praticado, do profissional ao amador.
A diversão também foi afetada: os shows de música deram vida às famosas lives, as apresentações de teatro foram interrompidas e bares e cinemas fechados! Bom, deu pra notar que passamos a enfrentar novos desafios e, junto com eles, podem surgir novas possibilidades e oportunidades. E assim está sendo com a formação de profissionais no Brainspotting.
O online ganhou mais vida que nunca
Agora, tudo parece ser feito de forma online, sem precisar sair de casa, com assertividades similares a presenciais, a Terapia Online é um ótimo exemplo disso. E essa foi, também, uma das grandes possibilidades de passarmos a realizar a formação de Brainspotting online.
Antes, essa formação era feita em cursos presenciais, como fazia questão o David Grand, criador do método. Agora, em meio a este período de isolamento e distanciamento social, foi necessário descobrir novas formas de continuar viabilizando essa prática que desempenha papel fundamental na construção de centenas de profissionais que buscam mais assertividade em seus atendimentos, inclusive neste período mais conturbado.
Este foi um dos grandes desafios: encontrar formas de tornar a formação eficaz e atrativa mesmo que à distância. Desse jeito, maleando uma estrutura que até então vinha sendo realizada apenas de forma presencial. E se mudanças já são desafiadoras, grandiosas, como essa, são um pouco mais.
Boas possibilidades também podem nascer
Além de poder potencializar o conhecimento e garantir a formação nessa ferramenta sem sair de casa, mantendo a segurança e sem correr riscos nesta pandemia, um dos pontos positivos da formação online é a possibilidade de evitar custos com deslocamento para ir acompanhar o curso, até mesmo, em outros estados. E, claro, ganhar mais tempo para, de casa, realizar as tarefas do dia a dia. Além disso, dessa forma pessoas em lugares mais afastados também passam a ter acesso à formação.
Ainda é um período de adaptação para essa realidade, logo, surgem alguns pontos negativos e outros positivos, o que é bem natural neste cenário inédito e de grandes recomeços que estamos vivendo. A boa notícia é que, a partir da experiência, os pontos positivos tem se destacado bem mais.
E foi essa abordagem que decidi trazer em uma das lives que tenho realizado neste período de quarentena, é a “Formação de Brainspotting Online – Desafios e Possibilidades”. Vale a pena conferir! O conteúdo está disponível gratuitamente na íntegra. Basta clicar: https://bit.ly/2SIkKyC. E fique à vontade para compartilhar suas novas possibilidades e desafios da atualidade, inclusive com a atuação profissional.