fbpx

O mundo vem vivendo grandes mudanças, seja na forma como nos comunicamos, vestimos ou nos divertimos, por exemplo. Sim, quase tudo tem passado por transformações, quebrando costumes antigos que não fazem mais sentido no século XXI.

Mas, mesmo assim, algumas coisas ainda enfrentam muitas dificuldades para mudar. Uma delas é a preocupação dos homens com a saúde, principalmente a mental. Mesmo nos dias atuais, a saúde masculina não é debatida como deveria, e quando se trata do aspecto psicológico, isso ocorre menos ainda. 

Bem-estar psicológico masculino na prática 

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela revista Saúde, ⅓ dos homens enxerga o aspecto psicológico como o maior obstáculo para se ter mais qualidade de vida. E isso era de se imaginar, já que boa parte do sexo masculino só procura o acompanhamento mental em situações mais extremas, quando são encaminhados ou entendem que essa é a última alternativa para a resolução de seus conflitos. 

Ou seja, raramente se busca a ajuda do profissional da psicologia de forma preventiva, como uma das primeiras vias de tratamento ou, até mesmo, para potencializar sua qualidade de vida, como é indicado para qualquer pessoa, independentemente de sexo. 

Por que isso ainda acontece? 

Essa questão não é recente, faz parte de uma construção social bem antiga e que é fundamentada no preconceito e no falso mito de que os homens são menos suscetíveis a doenças, relacionada àquela ideia de força extrema e de invencibilidade, atribuída aos meninos ainda nos primeiros anos da vida.

Afinal, quem aqui nunca ouviu aquela história de que “homem não chora”? E esse é só um exemplo, entre milhares, que traz à tona a questão do tabu ainda existente quando tratamos da saúde masculina. 

O que fazer para mudar esse cenário? 

Obviamente, assim como qualquer pessoa, todos os homens estão propícios a problemas físicos e psicológicos, e buscar ajuda médica não é só necessário, como é um direito de todos. 

E se você é homem e nunca separou um tempo para dar a devida atenção ao seu aspecto psicológico, reflita e entenda que você pode, deve e merece ter mais bem-estar na sua rotina, além de não ter a obrigação de ser “durão” ou viver reprimindo seus próprios sentimentos.

Essa conscientização vale para todos e todas, o incentivo e o apoio também é fundamental na busca por mais saúde e na quebra desse costume que só traz malefícios para os indivíduos e a sociedade como um todo. Afinal, quando estamos de bem com nós mesmos, conseguimos lidar melhor com o mundo e quem mais está ao nosso redor. 

Tudo isso tem a ver com você e com quem ama, para se sentirem realmente bem. Não há motivos para inibir esse cuidado. E para te ajudar, estou à sua disposição. Que tal entrar em contato e agendar uma possível conversa?