fbpx

Você sabia que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, para cada 1 dólar investido em tratamentos para transtornos mentais por empresas aos seus funcionários, há um retorno 4 vezes maior em produtividade

E muito além disso, cuidar do bem-estar psicológico dos colaboradores já é visto como dever de milhares de instituições pelo mundo, afinal, um ambiente negativo e outras questões profissionais podem afetar a saúde mental dos funcionários!

Saúde mental e economia    

Para se ter uma noção, estima-se que 264 milhões de pessoas sofrem, por exemplo, com a depressão. E, claro, boa parte deste número muito expressivo possui trabalho fixo, ou seja, essas pessoas convivem e trabalham diariamente com essa disfunção psicológica

Ação que obviamente impacta diretamente no desempenho, convívio e produtividade profissional. Ainda em números, a OMS destacou que, por ano, a economia global perde 1 trilhão de dólares por conta da diminuição ou perda da produtividade causada, justamente, pela depressão.      

E a sua empresa, ela se preocupa com o bem-estar psicológico dos seus colaboradores? Os líderes do local onde você trabalha realizam ações que proporcionam mais saúde mental ou incentivam a busca pelo atendimento terapêutico?

Bom, existem pesquisas e dados, como os apresentados aqui, que comprovam essa importância, inclusive economicamente. Não à toa, o número de empresas que investem nessa questão não para de crescer. Em 2019, 49% das instituições possuíam iniciativas de promoção à saúde psicológica.   

O que demonstra essa importância, sem falar que, nos dias atuais, de acordo com a Secretaria da Previdência, as disfunções psiquiátricas são a terceira causa mais comum de afastamento do trabalho.

Muito além dos números e cifrões

Obviamente, essa questão não deve e nem pode possuir apenas relevância na questão financeira ou das estatísticas, estamos falando da saúde de seres humanos e nenhuma pode ter um valor estimado. 

As empresas devem sempre pensar na aliança entre os seus próprios interesses e suas responsabilidades com as pessoas que dedicam boa parte de suas vidas ao trabalho prestado às instituições.

Além disso, em diversas ocasiões, o próprio ambiente de trabalho pode ser o causador de problemas psicológicos, desde um pequeno desgaste a disfunções mais complexas. E se as empresas são responsáveis pela saúde física de seus colabores, deveriam, da mesma forma, se responsabilizarem e promoverem a saúde mental.