fbpx

Logo de cara, podemos afirmar que sim, a terapia pode, e muito, causar impactos na sua vida e proporcionar mudanças de comportamento, pensamento, entendimento e muito mais. Contudo, é necessário ir um pouco mais a fundo para compreender como tudo isso pode acontecer.

Desde as mudanças de hábitos ao autocontrole até a resolução de fobias, medos e outras disfunções psicológicas mais simples ou complexas. O acompanhamento com os profissionais da psicologia pode realmente mudar a sua vida, e se engana quem pensa que ela só serve para casos mais extremos.

Qualidade de vida

Cuidar da saúde mental é viver com mais bem-estar, isso é um fato! Mesmo para as pessoas que não buscam o atendimento para tratar uma questão específica, como um problema enfrentado ou uma disfunção psicológica, a terapia pode servir como instrumento de desafogo e regulação em meio à rotina.

Claro, o mundo parece estar mais agitado a cada dia, e, convenhamos, é quase impossível processar tudo que chega até nós diariamente. Por isso, ter essa “válvula de escape” é importante para a manutenção da nossa qualidade de vida mental e, até mesmo, física.

Afinal, mesmo de forma inconsciente e sem nem mesmo sentirmos, nossa mente pode acumular pensamentos e informações que, posteriormente, podem se manifestar de forma física em nosso corpo, como dores de cabeça e cansaço excessivo, por exemplo.

Autoconhecimento    

Já te falei por aqui algumas vezes sobre autoconhecimento, e essa questão não é tão citada à toa, afinal, ela pode ser a base para a real transformação em sua vida. Quanto mais íntimos somos de nós mesmos, mais nos entendemos para descobrirmos medos, anseios, qualidades, defeitos, desejos, inseguranças, etc. 

E quando conhecemos tudo isso de dentro pra fora, conseguimos administrar todos esses sentimentos com mais tranquilidade e, até mesmo, sabedoria. Isso, consequentemente, nos dá o poder de fazermos escolhas, mesmo as mais incertas, com confiança, a agirmos com mais sabedoria em diversos conflitos e muito mais.

Autoestima e melhores relacionamentos

Se gostar e viver de bem consigo mesmo para, assim, viver de bem com as outras pessoas. Esse é um excelente caminho para quem deseja melhorar os relacionamentos interpessoais e com o seu próprio eu.

Potencializar sua autoestima, o que você entende de si mesmo, inclusive no aspecto físico, faz bem para além das barreiras físicas do nosso corpo, essa ação melhora nossa vivência e a forma como enxergamos o mundo e as pessoas nele.    

E, claro, a autoestima pode ganhar força com a ajuda da terapia. A partir das sessões, você pode ressignificar os bloqueios que não lhe permitem se sentir bem na sua real essência. 

Medos, fobias e outras disfunções 

Além de tudo que já foi falado, a terapia, claro, tem como funcionalidade a resolução de diversas disfunções psicológicas, como medos excessivos, traumas do passado e muito mais, muito mais mesmo, desde casos mais leves aos mais intensos, os quais requerem um tratamento e acompanhamento mais agudo. 

Bom, poderíamos listar mais milhares de formas positivas em que a terapia impacta na sua vida, e assim como se dá a abordagem terapêutica, as transformações também podem variar de acordo com cada pessoa e o que ela deseja com o atendimento.   Fato é que, não importa as circunstâncias, procurar ajuda, além de ser um direito, vai te fazer muito bem, podendo te proporcionar os resultados tão sonhados para sua vida. Para conhecer mais sobre tudo isso, clique aqui.

Você também pode agendar a nossa primeira conversa, basta clicar aqui.