fbpx

Você sabe por que a supervisão para profissionais é importante? Convenhamos, atender terapeuticamente é um grande desafio, em vários aspectos! 

Desde a questão técnica e teórica até a prática. Além, claro, do aspecto relacional com diversos casos e pacientes bem distintos.  

Afinal, lidamos com pessoas que são diferentes e que podem nos trazer diversas situações novas e surpreendentes. 

Por isso, estar em constante aprendizado e evolução, além de ter uma visão externa, pode ajudar e muito a expandir nossa atuação enquanto profissionais. 

Como a supervisão pode contribuir? 

A supervisão enriquece e aprofunda o trabalho do terapeuta, levando seus resultados a um nível mais profundo.

Dessa forma, potencializando as soluções e entendimento para situações novas e as de rotina.

Além disso, em determinadas situações, nossos atendimentos podem seguir por caminhos que esbarram em nossas próprias questões internas. 

E isso não é algo fora do normal. Afinal, apesar de sermos profissionais da área, também somos seres humanos e possuímos nossos questionamentos a serem solucionados.   

Tudo isso implica na necessidade de possuirmos um olhar externo para nos ajudar com nós mesmos e com a situação profissional envolvida. 

Existem diversas formas de se fazer a supervisão 

Para atender essas múltiplas questões, a supervisão que ofereço também é múltipla.

Ela pode ser presencial ou online, em grupo ou individual e síncrona ou assíncrona. 

Tudo isso, sendo dividido em 4 formas: a Supervisão de RolePLay, Supervisão Teórica, Grupo de Supervisão Online (EAD) e Grupo de Supervisão Presencial.    

Certamente há uma forma que melhor pode te atender, conheça elas a seguir!

Supervisão de RolePLay 

Essa supervisão pode ser realizada de forma presencial ou online e tem sua base histórica no Psicodrama.

Entretanto, pode ganhar novos significados quando relacionada ao Brainspotting e EMDR.

Além disso, ela se baseia no entendimento de que, por meio da autorregulação subcortical, compreendemos que a relação terapêutica abrange todo um processo de comunicação.

E não apenas verbal, indo na ajuda que vai além da racionalidade dos envolvidos. 

Assim, elevamos a qualidade do trabalho do profissional, deixando o cérebro agir acima das percepções do consciente e da comunicação verbal e racional.

Supervisão Teórica

Este modelo é o mais tradicional de discussão de casos.

Nele, basicamente, ocorrem os olhares e percepções externas que, com base no conhecimento do supervisor, potencializam o trabalho e ajudam o profissional a identificar as soluções e problemas relacionados ao caso.

Assim, o terapeuta tem suas habilidades expandidas e, com base no Brainspotting, EMDR e outras metodologias, consegue dar prática aos resultados desejados pelo paciente em questão. 

Este tipo de supervisão pode ser realizada de forma presencial ou online, se adequando às necessidades de cada profissional.

Grupo de Supervisão Online (EAD)

Neste grupo, existem duas formas de participar:

Participante assinante:

Nesta, você contribui com uma quantia mensal e participa de um encontro aberto onde todos podem trazer dúvidas e questionamentos. Assim, temos um espaço para dúvidas teóricas ou questões mais pontuais de casos. 

E você pode participar do debate ou encontros de todos os casos apresentados dentro do grupo para além do encontro mensal.

Além disso, você passa a ter acesso ao banco de dados de casos já apresentados anteriormente pelo grupo.

Ou seja, cria possibilidades reais de ver uma situação em comum com a buscada e, assim, encontrar resultados ou gatilhos que possam te levar ao que você busca. 

Supervisionando:
Sendo assinante, a cada 6 meses de pagamento regular e contínuo, você tem direito a um encontro exclusivo para seu caso.

Assim, ele será debatido e enriquecido com os argumentos e experiências de todos do grupo, além do próprio supervisor. 

Você também pode adquirir encontros extras para seus casos a partir de um valor reduzido dentro do grupo de supervisão.

Grupo de Supervisão Presencial  

Neste tipo de supervisão você é quem dita o ritmo.

Ela pode ser feita dentro do processo de RolePLay ou Teórico e leva ao profissional novas perspectivas sobre a aplicação terapêutica. Podendo gerar insights para atendimentos mais complexos ou fora da área de domínio absoluto do terapeuta.

O profissional pode montar o seu próprio grupo a ser supervisionado e levantar todos os aspectos relacionados ao seu caso e circunstâncias que o envolve.

Encontrou o que mais combina com você?

Então não perca mais tempo: clique aqui agora mesmo, conheça mais e entre em contato para aperfeiçoar ainda mais o seu conhecimento e prática profissional.