fbpx

Nos últimos meses a vida de milhares de trabalhadores mudou de forma incisiva. Independentemente da profissão e função profissional desempenhada, muita gente passou a trabalhar de casa por conta da proliferação da Covid-19. 

E em um cenário onde o isolamento social é a maior forma de prevenção, essa prática se tornou – além de essencial – uma forma de manter o funcionamento das empresas e a atuação de cada funcionário, por isso, manter a produtividade, como se estivesse no ambiente de trabalho, se tornou chave para milhares de pessoas no mundo.  

Essa mudança de ambiente profissional pode impactar diretamente na produtividade e em vários outros aspectos da nossa vida, até mesmo, na saúde. Pensando nisso, selecionamos 3 dicas valiosas para você colocar em prática todos os dias em que for trabalhar de casa e manter seu bem-estar e rendimento impecáveis. Vamos lá?

#1 Local de trabalho

A definição do nosso local de trabalho é o ponto de partida para uma produtividade e bem-estar maiores. Por isso, na hora de escolher o cômodo certo, é importante analisar alguns aspectos, como:  

  1. Escolha um local com boa iluminação, arejado e de menor fluxo de pessoas no seu lar;
  2. Depois que definir, comunique a quem mora com você sobre essa ação;
  3. Elimine, desse ambiente, objetos e outras distrações, como jogos e TVs;
  4. Aproxime a decoração e outros aspectos ao máximo com a sua mesa de trabalho presencial;
  5. Não leve pratos e demais objetos característicos do seu lar para o local escolhido;
  6. Nada de usar o sofá ou a cama para trabalhar. As mesas, assim como na empresa, são os locais adequados; 
  7. E não se esqueça de escolher cadeiras confortáveis e ajustáveis ao seu corpo: você vai passar boa parte do dia nelas. 

#2 Horários   

Esse aspecto é muito importante e, caso equilibrado, pode fazer seus dias serem muito mais produtivos! Suas 24 horas serão valiosas se você sincronizar seus horários de casa aos que eram praticados na empresa. 

Você acordava às 7h para se arrumar, comer e chegar ao trabalho às 9h? Então continue acordando no mesmo horário, se arrume como se fosse ao seu local de serviço, tome seu café, como de costume, e aproveite o tempo que seria gasto com o percurso para ler, estudar ou terminar aquele sonhado curso.  

O mesmo vale para as pausas de alimentação. Independentemente de como elas eram feitas (12h às 14h, 12h às 13h ou 11h às 12h e etc. no almoço | 16h às 16h15, 17h às 17h30 ou 18h10 e etc. no lanche) continue colando elas em prática da mesma forma, isso manterá o seu relógio fisiológico equilibrado, bem como a sua disposição.

No encerramento não é diferente: seja qual for a sua hora de sair do trabalho, faça o mesmo em casa e, assim como pela manhã, aproveite o tempo de percurso de volta para estudar e, até mesmo, se aperfeiçoar profissionalmente ou fazer algum exercício físico. Tudo isso vai te ajudar muito, inclusive, para voltar ao normal em breve sem perder o ritmo e sentir as mudanças com mais intensidade.

#3 Alimentação, corpo, mente e alma 

Por estar em casa durante o período de isolamento, é comum mudarmos nossa rotina de exercícios físicos e mentais, assim como o cardápio do dia a dia. Afinal, agora fazemos tudo sem sair do nosso próprio lar, condição que pode acarretar em mudanças drásticas à nossa saúde em todos os aspectos.

Por isso é essencial mantermos à risca os cuidados: não mude de forma muita intensa sua alimentação, continue comendo nos mesmos horários e com um cardápio saudável de almoço, lanche e jantar similar ao habitualmente colocado em prática na rotina.   

O mesmo vale para os exercícios físicos: reserve um período do seu dia para eles e faça em casa mesmo. Na internet existem diversas aulas online para você não perder o ritmo com múltiplas opções de atividades.  

Cuidados com a mente: busque praticar leituras, meditação e hobbies que deixem seus dias mais leves e agradáveis. O acompanhamento psicológico, com a Terapia Online, também é um grande aliado para superar este momento e voltar, em breve, ainda mais forte.

Curtiu nossas dicas? Coloque-as em prática e venha nos contar, com certeza elas farão seus dias mais produtivos e prazerosos.