fbpx

É quase dogmática a ideia de que não se pode fazer do trabalho algo prazeroso. Afinal, acordar cedo na segunda-feira para ir trabalhar não é tarefa saborosa. E, justamente dessa sensação e sentimento, surge a necessidade de equilibrar a qualidade de vida e o trabalho

Não pode ser só senso comum ou ditado popular, já que milhares de pessoas têm ou desenvolvem questões de saúde por problemas relacionados à vida profissional

Por isso, para ficarmos em dia com o nosso bem-estar em sua amplitude, é importante nos relacionarmos bem com o nosso lado profissional

Rotina: aliada ou inimiga? 

Quando nossa rotina se torna um peso, é sinal de que as coisas não vão bem, assim como a forma como nos sentimos em relação a isso. Entretanto, achar que isso “faz parte” não é a melhor solução. 

Evidentemente que a vida tem seus momentos difíceis, mas a dificuldade e a falta de bem-estar não podem se tornar rotina, inclusive quando se trata do aspecto profissional.   

Logo, mesmo quando parece muito difícil, é importante nos adequarmos para que o que fazemos seja mais agradável. 

Apesar de às vezes não ser como gostaríamos, não significa que precisa ser algo desagradável: ter uma rotina profissional ajustada às nossas preferências é ter uma vida mais leve e saudável.

O “pouco” pode ser muito! 

Realmente, quando as coisas não vão como desejamos, não existe milagre para que de um dia para o outro o nosso trabalho passe a ser como gostaríamos. Por isso, por mais que, inicialmente, pareça pouco, algumas ações já podem representar muito na elevação do nosso “se sentir bem”. 

Então, tente potencializar sua qualidade de vida com horas de lazer agradáveis e, na medida do possível, transforme o seu trabalho em uma ponte até o seu desejo e crie medidas para torná-lo mais favorável. 

Essas medidas podem ir desde as mais básicas, como decorações da sua estação de trabalho, mesa e etc., até às maiores, como prazos para procurar uma outra função ou área de atuação.

Dias mais agradáveis na vida pessoal e profissional             

Nem sempre é possível trabalhar ou executar funções que gostaríamos, que nos dão prazer. Entretanto, o trabalho é fundamental para nós mesmos, em vários aspectos, inclusive o de saúde. 

Então, nesse contexto, cabe a nós criarmos “válvulas de escape” na vida pessoal para irmos com mais saúde física, espiritual e psicológica mesmo nesse cenário. Uma outra prática básica e de fácil aplicação em nosso dia a dia para continuar nessa missão é a de acrescentar mais “lazer” na semana.   

Não, não é viagem, festa ou balada todo dia, tem a ver com os detalhes, como o seu prato preferido na segunda; uma roupa bem confortável na terça; um petisco com vinho na noite de quarta; muita música boa na quinta e uma sexta ao seu gosto. 

Outro ponto extremamente poderoso para fortalecer nossa qualidade de vida é o exercício físico. Mas quando falo de exercício, não é fazer por obrigação uma coisa que você não gosta, mas sim introduzir alguma atividade física ou esporte que te dê prazer. 

Além desse prazer estimular toda a biologia do seu corpo, faz você se sentir cada vez melhor.

Se cuidar também é importante

Além disso tudo, é fundamental cuidarmos de nós mesmos! Fazer acompanhamento psicológico com profissionais, cuidar da alimentação e do corpo, por exemplo, são ações que podem contribuir para uma vida mais amena e satisfatória no trabalho. 

Afinal, é um fato que a forma como nos sentimos na vida pessoal afeta na questão profissional e vice-versa.  

O importante mesmo é sempre lembrar que não é normal se sentir sempre mal. Criar e praticar ações que te fazem bem não é luxo, é direito de todas as pessoas, inclusive você. Combinado?


Quer conhecer mais sobre saúde e bem-estar emocional? Então clique aqui.