fbpx

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o transtorno bipolar ou conheça alguma pessoa com bipolaridade. Essa questão ganhou muita evidência na mídia e, consequentemente, no meio social nos últimos anos.

Entretanto, nem todo mundo sabe realmente do que se trata e a real gravidade dessa disfunção. Não à toa, é comum vermos muita gente por aí chamando os outros de bipolar sem, de fato, se tratar do transtorno.

Então, para deixar tudo isso para trás, este conteúdo vai tratar o transtorno com a real importância não apenas para quem o possui, mas também para os familiares e outras pessoas que convivem com a bipolaridade.  

O que realmente é?

Em um olhar expandido, esse transtorno psiquiátrico é, de maneira geral, caracterizado por alterações no comportamento e leva uma pessoa a oscilar entre momentos de euforia e depressão, e com variados graus de intensidade e frequência.   

Apesar de nem todo mundo saber, existem diferentes tipos de transtorno bipolar, mas todos eles afetam os níveis de humor, energia e eficiência do indivíduo. Além disso, o temperamento do paciente, como explica o psiquiatra Diogo Lara, em um bate papo muito interessante e inovador sobre o assunto, pode estar associado a essas variações de graus da bipolaridade.

Dentre as características apresentadas por cada pessoa, que traçam essa linha entre quadros mais sutis e difíceis de serem diagnosticados, estão questões ligadas, por exemplo, a traumas, ansiedade, depressão e descontrole impulsional. 

Tornando essa instabilidade emocional em um ambiente mais propício ao desenvolvimento da bipolaridade em seus variados níveis.    

Demais sintomas 

Existem milhares de sintomas, além das alterações de humor, que podem ocorrer em pessoas em que o transtorno começa a se manifestar ou até mesmo nas que já estão em tratamento.

Ainda como definiu o especialista Diogo Lara, a bipolaridade pode se manifestar como a exaltação dos sentimentos humanos, com tudo ganhando muita intensidade, seja para cima ou para baixo. Com o atingimento das mais amplas paletas de cores do humor das pessoas.  

Além disso, pode-se manifestar-se por comportamentos que destoam do habitual, geralmente relacionados a impulsos, como gastar muito dinheiro, apresentar distorção da realidade com planos irreais e algumas outras questões como:

  • Euforia sem explicação
  • Agitação muito elevada
  • Estado de depressão
  • Chateação constante
  • Fácil distração
  • Baixa necessidade de sono
  • Compulsões em geral
  • Pensamentos acelerados que se atropelam
  • Hiperatividade

Vale ressaltar, novamente, que esses são sintomas gerais e que podem se alternar de acordo com milhares de aspectos que envolvem o indivíduo. Sendo assim, o transtorno bipolar pode se manifestar de formas distintas de acordo com cada pessoa.

Causas e tratamentos   

Como é de se imaginar, não existe uma causa exata e precisa desse transtorno psicológico, ou seja, vários aspectos podem influenciar na vida da pessoa e, consequentemente, provocar a manifestação bipolar. 

Desde histórico familiar ao consumo excessivo de drogas, até às questões biológicas que afetam a nossa saúde mental, sem deixar de citar traumas, abusos e outras experiências negativas na vida. Tudo isso pode estar relacionado à causa. 

Recebendo ajuda  

A terapia em suas diversas formas de aplicação é o passo inicial para se iniciar o tratamento! Por meio do acompanhamento psicológico, com profissionais habilitados, é possível identificar as melhores formas de enfrentamento à doença. 

Depois dessa etapa, o paciente recebe o encaminhamento ao profissional da psiquiatria, que o levará para outras formas de controlar a bipolaridade, como o uso de medicamentos prescritos e demais acompanhamentos com especialistas de diversas áreas.

Em conjunto, esses profissionais vão ter papel muito importante no controle do transtorno e, consequentemente, na promoção de mais qualidade de vida para o portador da bipolaridade e as pessoas ao seu redor.  

Como agir?

O segredo, inclusive para familiares, está no acolhimento e no entendimento de que as pessoas merecem e têm direito ao respeito e aos tratamentos realmente adequados. Cuidar da saúde mental é cuidar da vida, é ter mais bem-estar e qualidade de vida em todos os momentos. 

Para conhecer ainda mais a fundo sobre tudo que foi falado aqui, acompanhe a live especial do Dia Mundial do Transtorno Bipolar com o psiquiatra Diogo Lara, que foi ao ar no dia 30 de março. Basta clicar aqui! 

Então, agora que você já conhece melhor, sabe que a bipolaridade é algo sério e requer um acompanhamento rigoroso, livre e longe de qualquer preconceito. E ao sinal de qualquer problema ou incômodo psicológico, não hesite em buscar ajuda! Todos merecemos e precisamos.